Se o processo migratório faz parte da sua experiência — ou da experiência de alguém próximo a você — saiba que sua trajetória pode inspirar e fortalecer outras pessoas que enfrentam desafios semelhantes.
Existem muitas formas de expressar o que vivemos: algumas pessoas preferem falar, outras escrever, e há também quem encontre nas expressões artísticas o melhor caminho.
Aqui, você pode compartilhar sua história da maneira que fizer mais sentido para você.
Confira abaixo como funciona o processo para enviar seu relato:
Você preenche o formulário com seus dados e escreve e/ou anexa sua história.
Você pode enviar um arquivo pdf, doc, docx, png, jpg, mp3 ou mp4.
Nossa equipe lê com carinho cada relato enviado, garantindo que esteja alinhado aos valores do projeto.
Você recebe um e-mail com o status da sua história: aprovada ou não. Se necessário, pode reenviar uma nova versão.
Histórias aprovadas são publicadas no site e no Instagram, com consentimento. Leitores podem curtir e compartilhar.
Sua história pode ser anônima. Tratamos todas as informações com sigilo e respeito.
Ao compartilhar sua história, você faz parte de uma rede de apoio e compreensão. Se deseja conhecer outras histórias e saber mais sobre o nosso projeto, explore os links abaixo.
Psicóloga, Profa. Dra.
Crescer em uma família com raízes em outro país significa carregar traços dessa herança cultural e afetiva. Quando esse processo se repete e novas raízes são plantadas em novos solos, há a exigência de novas adaptações por parte de todas as pessoas envolvidas.
Como psicóloga clínica, tenho acompanhado imigrantes, casais biculturais e seus familiares enquanto enfrentam questões como a manutenção de vínculos afetivos, ansiedade, sentimentos de isolamento, parentalidade, adaptação cultural, conflitos familiares ou conjugais, luto migratório, reconstrução da identidade e desafios ligados à adaptação em contextos multiculturais, acolhendo suas dores e desenvolvendo sua plena potencialidade.
Nos encontros do Juntando Histórias, ofereço um momento de afeto e respeito à sua experiência de vida, em que você poderá compartilhar sentimentos, dúvidas e soluções já encontradas por você ou por aqueles que vivem situações semelhantes.
Atendo em português, utilizando a abordagem cognitivo-comportamental, com foco sistêmico e nas relações de vínculo afetivo.
Psicoterapeuta
MPS, LCAT, ATR-BC
Ser migrante é recomeçar sem apagar a própria história. É sentir saudade, viver entre línguas, valores e paisagens, buscando pertencimento. Ser filho de imigrante é crescer entre mundos, carregando o peso dos sonhos dos pais e o desafio de construir uma identidade própria entre culturas distintas.
Como psicoterapeuta brasileira migrante, conheço de perto os desafios — e as forças — que marcam essa jornada. Acompanho a mais de 20 anos brasileiros(as) no exterior, filhos adultos de migrantes, famílias e casais interculturais que enfrentam questões como ansiedade, isolamento, adaptação cultural, conflitos familiares ou conjugais, luto migratório, reconstrução da identidade e desafios ligados ao pertencimento em contextos multiculturais.
Nos encontros do Juntando Histórias, ofereço um espaço seguro, afetivo e criativo, onde você pode se expressar em sua língua materna e ser compreendido em toda a complexidade da experiência migratória.
Atendo em português, inglês e espanhol, com uma abordagem integrativa, sistêmica, centrada na pessoa e sensível ao trauma. Combino terapia da fala, arteterapia e técnicas mente-corpo, respeitando a singularidade de cada trajetória.